Vesúvio, o mais temido vulcão da Europa

O Vesúvio é um dos vulcões mais perigosos do mundo, por ser explosivo. Ele destruiu as cidades de Pompeia e Herculano em 79 d.C., e desde então teve 52 erupções, a última em 1944. Uma grande explosão poderia destruir uma área onde vivem mais de 3 milhões de pessoas, e inclusive a cidade de Nápoles, que fica a apenas 15 quilômetros da cratera.

vesuvio_napoles
(foto: centrometeoitaliano.it)

Desde 1995, o vulcão tem sido um Parque Nacional. Para quem gosta de caminhadas, procure informações no site do Parque: tem 9 trilhas com diferentes níveis de dificuldade.

A gente escolheu a opção mais comum: visitar o Vesúvio e o sítio arqueológico de Herculano no mesmo dia. Para economizar tempo fomos de carro até quase o topo, passando pela cidade de Herculano, e chegamos ao parque de estacionamento, um aglomerado de carros e ônibus de turismo.

Vesuvio_subida

Uma bilhetaria dá acesso à trilha n. 5 “Gran Cono”. A trilha sobe apenas mais 200 m para chegar à cratera, e para a maioria das pessoas é uma subida fácil, não precisa de preparo físico, e dura apenas 20 minutos.

trilha_vesuvio

Do topo pode caminhar ao redor da cratera. Terá uma vista panorâmica sobre a pitoresca baía de Nápoles, de leste a oeste. Olhando para baixo nas profundezas da cratera, você poderá ver nuvens de vapor emitidas pelo vulcão, adormecido mas ainda ativo. Naquele dia nublado, a mistura de nuvens e vapor dava à montanha uma aparência sinistra, conforme sua fama.

 

Cratera_vulcao

Se você tiver tempo, pode continuar a caminhada: a trilha circular n. 5 tem 3.807 m de extensão, e pode ser percorrida em 3 horas, ida e volta. Oferece vistas deslumbrantes para o Monte Vesúvio e sua cratera.

Cratera-vulcao-vesuvio

Lembre-se de usar sapatos confortáveis! O erro mais comum dos turistas é não considerar que faz muito mais frio nessa altitude que no litoral. Você poderá precisar de capa de chuva e de chapéu, no inverno, e de protetor solar e água no verão.

Napoles
Vista para Nápoles e a ilha de Ischia.

Os vulcões tornam o solo ao seu redor extremamente fértil, e a área produz alguns dos mais deliciosos alimentos da Itália, como o tomate San Marzano e as uvas dos vinhos locais Fiano e Falanghina.

A culinária da Campânia usa ingredientes frescos e locais, como muçarela de búfala e pescados : anchovas, lulas, mexilhões e “vôngole” (mariscos).

Como chegar

A maioria dos turistas vai de ônibus de turismo direto para o parque de estacionamento a 1.000 m.
Os viajantes de espírito independente vão de trem Circumvesuviana de Nápoles até Ercolano Scavi ou Pompeia, e pegam em seguida um ônibus.

Horário de funcionamento da bilheteria

De novembro a fevereiro 09:00 – 15:00
Março e outubro 09:00 – 16:00
De abril a setembro 09:00-17:00
Julho e agosto: 09:00-18:00
Custo da entrada: 10 €
Custo do estacionamento: 2,5

About The Author

Related posts

1 Comment

  1. Pingback: Nápoles e Pompeia | Monolito Nimbus

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *