Um bairro popular da capital: a Garbatella

Cansado de itinerários turísticos? Quer conhecer um bairro popular, calmo e simpático? Aconselho um passeio pela Garbatella, um lugar afastado do centro. Tem uma estação de metro que lhe deixará nas proximidades da área mais interessante desse bairro.

Roma_garbatella_suburbio
(foto Maarten Scheurwater)

Garbatella é um mundo à parte, aqui estamos a anos-luz de distância da confusão turística da cidade eterna. Parece uma cidadezinha, com suas ruas estreitas, as casas baixas, e as roupas penduradas nas janelas. Ficar perdido nos becos de Garbatella e pelos jardins que rodeiam seus prédios característicos é um prazer único.

1_garbatella-suburbio_Roma
(foto nuok.it)

O bairro foi construído nas décadas de 1920-1940, durante o fascismo. O projeto era baseado no conceito da “cidade jardim” (garden city) criado na Inglaterra, e tem muitos espaços verdes. Foi projetado por blocos por diferentes arquitetos: isso produziu uma grande variedade de decorações, com detalhes em estilo medieval, renascentista ou barroco. Nesse tipo de arquitetura é frequente uma área de jardim comum, que serve como um ponto de encontro informal para as famílias que vivem nos conjuntos de prédios, aqui chamados de “lotti”.

3_Garbatella_roma_suburbio

O rei Vittorio Emanuele III tinha planejado um novo porto fluvial que ligaria a cidade de Roma com a cidade costeira de Ostia. As colinas entre elas foram urbanizadas, e novas casas foram construídas para os trabalhadores do porto. As obras do porto nunca foram iniciadas, e o bairro acabou abrigando muitas famílias deslocadas por causa da construção da Via dei Fori Imperiali e da Via della Conciliazione, a rua que chega na Praça São Pedro. Foi assim que nasceu o primeiro bairro operário de Roma. Ainda é um bairro muito popular, cujos moradores têm forte sentimento de pertença e torcem pelo clube de futebol A.S. Roma.

6_Garbatella_suburbio_Roma

Hoje em dia o bairro é conhecido por ser muito pitoresco, para a Street Art e também as conexões com a indústria cinematográfica. O cineasta Nanni Moretti fiz homenagem à Garbatella com um passeio de Vespa, no filme Caro Diario (1993). Depois da criação da Universidade Roma Tre, o bairro é frequentado também por estudantes universitários.

5_Garbatella_Roma_suburbio
Piazza Sant’Eurosia

Como chegar

Tomar metrô B para Garbatella e caminhar na direção sudeste até chegar à área com casas com pequenos jardins.

Pode começar o passeio como quiser, por exemplo do ponto mais alto do bairro, de Piazza Benedetto Brin, e, em seguida, ir para baixo. Depois de ter atravessado o arco de entrada, desce até uma das praças mais importantes de Garbatella: Piazza Bartolomeo Romano, onde há o teatro Palladium.

 

 

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *