Taranta: o maior festival de música popular na Itália

Nos dias 6 a 24 de agosto vai rolar mais uma edição do festival anual de música Notte della Taranta, em Melpignano, na região de Puglia, no sul da Itália.

"Ballerina" de Pizzica, ou taranta. (foto www.turistiadognicosto.com)
“Ballerina” de Pizzica, ou taranta. (foto www.turistiadognicosto.com)

O festival, o maior desse gênero na Itália e um ponto de encontro para os amantes da música folclórica, celebra a tradição da Pizzica, uma dança mágica oriunda de Salento.

piccolaA Pizzica pode ser considerada uma versão antiga da musicoterapia, pois ela podia curar o “tarantismo”, ou seja o estado de transe causado por a picada de um tipo de aranha, a “tarântula”.  Geralmente o fenômeno acontecia nas mulheres jovens em idade de casar, as “tarantolate”, e no verão.

Esta condição de possessão, aquela que os psiquiatras hoje em dia chamam de  fenômeno histérico, podia terminar só graças ao envolvente ritmo da música e da dança da Pizzica.

A Pizzica era também uma dança típica dos eventos familiares rituais, onde a comunidade se reunia para celebrar momentos de alegria, como os casamentos.

Há muito esquecida, e considerada crendice e fruto da ignorância popular, a Pizzica foi de volta nos últimos anos, e ganhou popularidade. Em 2004 foi fundada a orquestra polular La Notte della Taranta.

Confira aqui alguns shows  ao vivo:

http://www.youtube.com/watch?v=j3MF2kTvhSQ

http://www.youtube.com/watch?v=rNvldlqkeqg

Atualmente é possível encontrar o fenômeno do “neo-tarantismo”, que nasce da mistura dos ritmos tradicionais da Pizzica com gêneros musicais como rap, reggae-muffin, tecno-music, onde o uso do dialeto é fonte de reivindicação da cultura das camadas mais pobres da população.Puglia

O acontecimento vai ser muito importante por ser a 16ª edição do festival Notte della Taranta, e até 200 mil espectadores são esperados em Melpignano para o evento principal, o grande concerto do 24 de agosto. O grande concerto é na praça do Ex Convento degli Agostiniani.

Roupas confortáveis são recomendadas. Para as mulheres aconselho sandálias ou sapatos de salto baixo. Lembre-se: vocês irão dançar descalças a Pizzica!

Mauro_Pagan_ie_Orchestra

Onde fica Melpignano

Melpignano fica na região no sul da Itália que constitui o “salto” da bota que é o mapa do país.

Distância entre Melpignano e Roma: 635 km

Distância entre Melpignano e Bari (maior cidade da Puglia): 180 km

Distância entre Melpignano e Lecce: 27 km

Como viajar para Melpignano

De trem

Da estação Roma Termini em Roma tem trens para Lecce, são aproximadamente 5 horas e meia da viagem. De lá, pegue um ônibus para Melpignano.

Na tarde do dia 24 de agosto existe um serviço de transporte público especial, para assistir ao  “Concertone” em Melpignano. O bilhete de ida e volta custa 3,6 euros.

Tem trens de Lecce a Melpignano

Tem ônibus da linha San Foca-Otranto

De avião e carro

Você chega em Bari, e aluga um carro até Melpignano. Durante a Notte della Taranta Melpignano está fechada ao trânsito. Pode estacionar fora da cidade, existem vários parques de estacionamento. Em seguida, é preciso caminhar.

 

 

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *