Roma: um passeio pela Via Appia

Antigamente, a Via Appia, que possui 560 quilômetros de extensão e liga Roma à cidade de Brindisi no calcanhar do país, era conhecida como a “regina viarum”, a rainha das estradas.

Appia_roma

Mas hoje em dia a primeira parte da Via Appia, até as catacumbas e ao Mausoléu de Cecilia Metella, padece congestionamento de trânsito e desenvolvimento ilegal. Um viveiro que se tornou um restaurante sem permissão, as novas mansões entre ruinas milenares. Em 1988, a região de Lazio instituiu o Parque da Appia Antica, uma imensidão verde em forma de crocodilo, 3.400 hectares na zona sudeste de Roma. Apesar de tudo, as autoridades encontram freqüentemente construções ilegais. No final de novembro 2013, a polícia descobriu que parte da área de proteção ambiental estava sendo preparada para virar um condomínio clandestino! Aliás, as várias “ville” são alugadas para recepções de casamento ou festas, o que implica um fluxo constante de carros na antiga calçada em pedra da estrada romana, iniciada em 312 a.C. pelo censor Ápio Cláudio, e que resistiu até hoje.

No domingo aquele trecho fica fechado para carros, e a situação é bem melhor. Visitar tudo o parque não é tão simples, é melhor prever um dia inteiro. Uma opção prática – só de abril a outubro – é pegar o Archeobus, o ônibus turístico que cobre essa área e parte da estação Termini, no centro de Roma. Outra opção é chegar là de  ônibus , e depois alugar uma bicicleta.

alugar-bicicleta
Alugar uma bicicleta é a melhor opção.

A cidade de Roma não é bike-friendly, mas felizmente alguns de seus parques são, entre os quais o Parco dell’Appia Antica, principalmente aos domingos, quando fica fechado para carros. Você pode optar por um passeio “arqueológico” ao longo da rainha das estradas, ou escolher uma das trilhas nas seções mais selvagens e mais verdes do parque, como o Vale da Caffarella ou Vale dos Aquedutos (veja os itinerários no site do Parque).

Ciclovia_appia

Os monumentos

No Parque tem ruínas de diversos monumentos e túmulos, além das inúmeras igrejas construídas nos últimos séculos. Aqui estão os mais importantes entre os mais de 40 monumentos.

Os sepulcros – Como estava proibido de enterrar os mortos na cidade, muitos foram enterrados ao longo das estradas que levavam para fora. Pessoas importantes construíram túmulos para si próprio, e para a sua família. Às vezes, as tumbas eram tão grandes quanto uma casa e muitas delas ainda são visíveis hoje.

Mausoléu-Cecilia-Metella
O Mausoléu de Cecilia Metella

A mais famosa é o Mausoléu de Cecilia Metella, monumento construído durante o império de Augusto em homenagem à filha de um cônsul romano. Em 1303 foi incorporado ao Caetani Castrum o castelo de uma família da nobreza romana, e tornou-se a torre principal daquela fortificação.

As catacumbas – Tem uma rede de galerias de quase 20 quilômetros, com as sepulturas de dezenas de mártires e outros cristãos. As Catacumbas de San Callisto são as maiores e mais famosas. Na mesma região estão as catacumbas de São Sebastião, onde segundo a tradição foram levadas as relíquias dos santos Pedro e Paulo.

Appia-Antiga-Roma

A Villa dei Quintíli – E’ a residência maior e mais suntuosa do “suburbium” romano. O núcleo original pertencia aos irmãos Quintíli, cônsules em 151 d.C, e foi ampliado quando a vila tornou-se propriedade imperial sob o imperador Cómodo que a considerava a sua casa de campo. O complexo, que fica no topo de uma colina, seduziu muitos artistas plásticos do século XIX. O último a ser inspirado por sua beleza é o Woody Allen, que escolheu o lugar para a filmagem de Para Roma com Amor.

Appia-Antica-5

Como chegar

De ônibus

Opção 1  – pegue o metrô A
desce na estação San Giovanni e pegue o ônibus 218, até Fosse Ardeatine
desce na estação Colli Albani e pegue o ônibus 660 até o fim
desce na estação Arco di Travertino e pegue o ônibus 765 até Via di Tor Carbone

Opção 2 – pegue o metrô B, desce no Piazzale Ostiense e pegue o ônibus 118 até Via Appia Pignatelli.

Opção 3 –  pegue o ônibus Archeobus na Stazione Termini, uma linha de ônibus operada por empresa privada.

De carro

É proibida a entrada de veículos no parque, portanto é preciso deixar o carro na área de estacionamento do Aeroporto de Ciampino. Ou perto da Porta São Sebastião, ir a pé até Via Appia 58 (700 m) e alugar uma bicicleta.

Onde é possível alugar uma bicicleta?

– nos pontos de Informação para Turistas.  O valor do aluguel é geralmente 3,00 € por hora, e  15 € por mais de 5 horas. Será sempre mais seguro reservar com antecedência.

– no Appia Antica Caffè, um lugar  ideal para almoçar ao ar livre e relaxar, ao lado da Tomba de Cecilia Metella.

Appia-caffè
Appia Antica Caffé : ideal para um apetitoso sanduíche na hora do almoço.

About The Author

Related posts

11 Comments

  1. Pingback: As catacumbas de São Sebastião em Roma - JanelaItalia

  2. patricia

    Até onde eu posso ir com a bicicleta alugada no início da via appia? É possível devolver no final (via dei quintili) e voltar de ônibus?

    Reply
    1. Amina Iacuzio

      Olà Patricia, você pode ir em qualquer lugar com a bicicleta alugada. O parque Appia Antica é grande, abrange 3400 hectares, sendo formado por vários parques, e não é fechado.
      Infelizmente a resposta à sua segunda pergunta é não: é preciso devolver a bicicleta na mesma estação onde você a alugou. Eles me explicaram que isso acontece porque as locadoras são empresas independentes.
      Espero que você curta o passeio!

      Reply
  3. Pingback: A opulência na Roma antiga: Villa dei Quintili - JanelaItalia

  4. Pedro

    Ola, eu gostaria de saber se voce acha viavel alugar a bicicleta nesse caffe as 9 horas da manha mais ou menos, ir direto ate o parque dos aquedutos ( sem paradas) , almocar por la, e voltar ate 15 horas.A estrada e perigosa para turistas andarem de bicicleta?

    Reply
    1. Amina Iacuzio

      Oi Pedro, desculpe a demora, mas estou de férias nesses dias. Você pode fazer o percurso, mas para a ligação entre os dois parques não pode usar um caminho protegido. Então em Roma, eu acho perigoso!

      Eu visitarei a antiga Via Appia, que nos feriados està fechada aos carros, e é um passeio impressionante. Neste período eu aconselho as horas mais frescas do dia…

      De uma olhada aqui para as ciclovias em Roma: http://www.romainbici.it/Piste%20ciclabili%201.htm

      Reply
    1. Amina Iacuzio

      Oi Glauco, em Termini você tem duas possibilidades:

      1. Pegar o Metrô , linha B, até “Circo Massimo”; depois o ônibus 160 – Montagnola , chegando à Piazza Lante (8 paradas);
      2. Pegar o ônibus 714 –Palazzo dello Sport , descer a “Colombo–Bavastro”; pegar outro ônibus, o 160-Montagnola, chegando à Piazza Lante.

      Reply
  5. Maria Herzog

    Muito bacana suas dicas! Hoje fui conhecer a Via Appia e fica a dica para quem for usar transporte publico… metro linha B até o Circo Massimo, saindo da estaçao vire a esquerda. Na primeira parada de ônibus pegue o 118. Esse trajeto, se não me engano, vai de abril a setembro. Depois eles mudam o intinerario. Bom passeio!

    Reply
    1. Easyweb Consulting

      Obrigada, Maria. Na verdade, tem varias possibilidades, dependendo de onde você está. Abç

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *