Roma: à procura de um gelato perfeito

É dificil encontrar um gelato ruim em Roma. Esses cinco aqui são os meus preferidos.

gelato_sorvete-roma

Gelateria Fassi
Via Principe Eugenio 65 (perto da Estação Termini)
Fundada em 1880, é a sorveteria mais antiga de Roma. Em 1928 se mudou para um prédio icônico e histórico no centro da cidade, chamado de “Palazzo del Freddo”,  com uma área de 700 metros quadrados. Tem uma grande sala, onde pode sentar-se nas mesinhas para comer o sorvete, o que é raro em Roma. A especialidade é o sorvete Sanpietrino, coberto de chocolate e com um coração de creme, chocolate, café, coco ou avelã.  O “sampietrino” é a pedra usada desde séculos para a pavimentação das ruas da capital. Tem também muitos tipos de torta-gelato: geralmente feitas com camadas de pão de ló molhadinho e camadas de gelato. As tortas são prontas na loja para retirada imediata.

gelato_sorvete_roma_2
Uma “coppetta” de San Crispino

San Crispino
Via Acaia 56 (San Giovanni)
Via della Panetteria, 42 (Fontana di Trevi)
Piazza della Maddalena 3 (Pantheon)
Aeroporto di Fiumicino
Foi uma das primeiras gelaterias em Roma realmente artesanal:  não utiliza corantes nem conservantes, usa somente as melhores frutas e ingredientes naturais. É considerada a melhor gelateria em Roma pelos guias gastronômicos internacionais. Não vale a pena falar: vale a pena ir, conhecer e saborear!

sorvete_gelato_roma3
Al Settimo Gelo

Al Settimo Gelo
Via Vodice 21 (Piazza Mazzini)
Via Aurelia 452
Há 17 anos atrás Mirella Fiumano’  decidiu abrir seu próprio negocio, sem nenhuma experiencia, mais sim muita paixão pela arte de fazer sorvetes. Diante de muito trabalho, sua luta diária e seu potencial criativo,  o Settimo Gelo agora é um dos endereços históricos de qualidade de sorvete na capital. Os cremes  são muito bons, como o gelato iraniano, feito com água de rosas, pistache, amêndoas e açafrão, o gelato de cardamomo, ou o tradicional chocolate. Mas é obrigatório provar os excelentes sorvetes sem leite feitos com os flores e as frutas da temporada. Fecha na segunda.

 

sorvete_gelato_roma5
I Gracchi

Gracchi
Via dei Gracchi 272 (Prati-Cola di Rienzo)
Mais um endereço de sorveteria artesanal. Receitas delicadas, únicas e exclusivas preparadas diariamente de com ingredientes frescos e orgânicos. Experimentar os sabores: pinhões, merengue-pistache, maçã-canela”, pêra caramelizada, as declinações do chocolate (branco, amargo e cubano) ou os delicioso nozes-mel, ou o praliné com cremes de fruta seca. O meu preferido: chocolate com rum.

 

4-sorvete_gelato_roma
La Romana

Gelateria La Romana
Via Ostiense 48
Originária da cidade de Rimini, na região de Emilia Romanha, La Romana se espalhou pelas maiores cidades italianas, e até em Madri na Espanha. Só faltava Roma, e a loja abriu no dia 8 de março 2014, e desde então  sempre tem fila. Utiliza ingredientes de primeira, alguns certificados,  e leite orgânico. Também é yogurtaria e faz panquecas doces.
Os sorvetes têm sabores tradicionais, entre os quais eu adorei a “crema” (creme de ovos), e sabores mais criativos, como ricota-figo caramelizado, ou mascarpone-framboesas-pinhões.

 

About The Author

Related posts

2 Comments

  1. daniela @senzapanna

    Ciao Amina,
    ti scrivo in italiano poi se vuoi puoi tradurre per i tuoi lettori.

    Vorrei segnalarti i miei preferiti. Tra quelli citati mi piacciono molto i Gracchi, Settimo Gelo e Fassi, tutti ottimi.
    San Crispino mi piaceva di più appena aperto, adesso ne preferisco altri8.
    Gli altri devo ancora provarli o mi piacciono meno, sono gusti personali.

    A questi aggiungo La fata Morgana, Il Gelato di Torcè, Neve di Latte, Cremeria Aurelia, Gori, La Fabbrica del Gelato, Strawberry Fields.
    Inoltre il figlio di Fassi, Andrea ha aperto da poco Verde Pistacchio in via Nazionale che voglio provare al più presto.

    Daniela

    Reply
    1. Amina Iacuzio

      Obrigada, Daniela, pelas dicas. Eu nao posso conhecer todas as gelaterias!!!
      Vou traduzir:
      “Olá, Amina,
      Gostaria de adicionar os meus endereços favoritos.
      Entre os mencionados eu realmente gosto do Gracchi, Settimo Gelo e Fassi: tudo ta ótimo.
      San Crispino era melhor quando foi inaugurado, agora eu prefiro outros.
      Quanto aos outros mencionados no seu post, depende do gosto e da opinião pessoal.
      As minhas dicas são: Fatamorgana, Il Gelato di Torcè, Neve di Latte, Cremeria Aurelia, Gori, La Fabbrica del Gelato, Strawberry Fields.
      Além disso, o filho de Fassi, Andrea, acaba de abrir uma sorveteria na Via Nazionale, Verde Pistacchio , que quero experimentar logo!”

      Abraço!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *