Roma, Palácio da Presidência vai abrir ao público

O novo Presidente Sérgio Mattarella, que assumiu o cargo no início de fevereiro 2015, decidiu que o imenso Palácio do Quirinal em breve abrirá suas portas diariamente à visitação pública, e que serão abertos novos espaços ainda fechados ao público, para abrigar exposições temporárias e permanentes.

Palacio_Quirinal_Roma
(foto Pierrot Heritier)

Até agora, o Quirinal só pode ser visitado nas manhãs dos domingos, com um horário limitado.
Fora destes horários, você tem que se contentar com o tour virtual oferecido pelo site do Palácio.

Quirinal_Roma_2
Sala dei Corazzieri (foto Geobia Wikipedia)

O enorme palácio presidencial, de 1.200 quartos, situado no topo de uma das sete colinas de Roma, foi construído a partir de 1583. O edifício tem sido uma residência permanente de 30 papas e 4 reis, acumulando tesouros incomparáveis. Desde a Proclamação da República é a residência oficial dos Presidentes.

Quirinal_sala_gialla_roma
A Sala Gialla (amarela)

Em 1809, quando as tropas do exército de Napoleão ocuparam Roma, e o Papa Pio VII foi deportado para a França, o Quirinal foi escolhido como a residência do imperador Napoleão, uma estadia que na realidade nunca aconteceu. No entanto, o Palácio foi adaptado às novas exigências e decorado em elegante estilo neoclássico.

Quirinal_roma_jardim
A Coffee House (foto italianbotanicalheritage.com)

Em seguida, a passagem da monarquia deixou também uma grande quantidade de obras de arte, mobiliário, tapeçarias, decoração. O Palácio do Quirinal tem um jardim de quatro hectares ornado com fontes, esculturas, e com um elegante casarão chamado Coffee House.

O dia 2 de junho, a festa da República italiana, o Presidente vai fazer anúncio oficial: o palácio poderà ser visitado todos os dias.

Hoje em dia as visitas pelos quartos e jardins do Quirinale acontecem só aos domingos de manhã, de 8h30 às 12h30. As visitas têm duração aproximada de 1 hora, o bilhete é de 10 euros, e é preciso fazer reserva.

 

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *