Respirando história em Lucca

O turista se disponha a fazer um passeio pelo centro de Lucca, que pode transformar-se numa aula de História e de Arquitectura, mas também em uma caminhada romântica pelas ruas estreitas e charmosas da pequena cidade.

Lucca_Toscana_1
O centro da cidade (foto fayeandsteve.com)

Lucca é uma cidade histórica no norte da Toscana, situada a 18 km de Pisa e a 80 km de Florença.
A área de maior interesse está fechada dentro dos muros da cidade velha. Os muros, que têm mais de 4 km de comprimento, são o único exemplo na Europa de muralha que sobreviveu intacta em uma cidade grande.

Torre_Guinigi_Lucca_Toscana
A Torre Guinigi é o símbolo de Lucca (foto nozio.com)

A história de Lucca remonta a épocas muito antigas, ao tempo dos Etruscos e dos Romanos, que deixaram vestígios de arquitetura na cidade.
No século XIV, Lucca tornou-se uma das mais ricas e mais importantes cidades da Idade Média italiana. Ficou famosa na Europa graças à produção de tecidos e pelas suas tecelagens de seda.
A cidade cresceu especialmente por ser uma importante etapa da rota de peregrinação Via Francigena, que na Idade Media ligava a França a Roma, pois na Catedral de Lucca se guarda a famosa relίquia do Volto Santo.

Lucca-foto-aerea_toscana
(foto tgregione.it)

Além dos muros tem um parque agrádavel para passear, que oferece uma vista linda dos telhados de barro da cidade.
Lucca está fechada ao trânsito. E’ preciso conseguir um mapa da cidade, para programar os passeios à pé e de bicicleta. Alugar uma bicicleta é uma maneira fácil e divertida para descobrir a cidade. Estão disponíveis em estações distribuídas em vários pontos.

Lucca_Praça_Anfiteatro_toscana
Praça do Anfiteatro (foto Marco Rey)

Ao longo das ruas de compras, você pode parar em uma das muitas confeitarias para experimentar os bolos tίpicos, como buccellato ou castagnaccio. Na grande praça do Anfiteatro, nascida em cima das ruίnas do antigo anfiteatro romano, pode relaxar em um dos bares caracterίsticos.
Os amantes da música lírica terão a oportunidade de conhecer os lugares onde viveu o famoso compositor Giacomo Puccini (1858-1924), autor de algumas das óperas mais populares do mundo, como La Bohème e Tosca. Ele é celebrado no Festival Puccini e la sua Lucca e, no verão, no Puccini Festival

Catedral_Lucca_italia
A Catedral (foto Leo1383)

Os principais pontos de interesse

Torre Guinigi
Verdadeiro ícone de Lucca, como a Tour Eiffel é o símbolo de Paris. A longa subida até o topo é cansativa, são 230 degraus, mas o esforço vale a pena para a vista espectacular.

Muralha
Construída nos séculos 16 e 17, a muralha que cerca o centro histórico é o lugar perfeito para passear de bicicleta, ou simplesmente para aproveitar da vista.

Duomo di San Martino
A Catedral, com sua fachada impressionante em estilo românico-pisano, foi erguida no início do século 11. O interior gótico contém o Volto Santo. Reza a lenda que este crucifixo em madeira, trazido aqui no século 8, não foi feito por mãos humanas.

Jardim_Lucca_Pfanner_italia
Jardim de Palácio Pfanner (foto Claudio Pedrazzi)

Palácio Pfanner
O palácio, construído no século 17, foi comprado no século 19 pelos Pfanners, uma família suíça de fabricantes de cerveja. A família, que acabou por dar à cidade um prefeito, ainda mora aqui. O magnífico jardim setecentista tem um grande chafariz, um lago e estátuas de deuses gregos.

Piazza dell’Anfiteatro
Seguindo pela Via Fillungo, a principal rua comercial de Lucca, chega-se na praça do Anfiteatro, onde tinha o antigo anfiteatro romano. Durante a Idade Media o lugar tornou-se a praça principal da cidade.

San Frediano
Um mosaico do século 13 com a Ascensão de Cristo decora a fachada desta igreja, localizada a poucos passos do Anfiteatro.

San_Frediano_Lucca_Italia
Basilica di San Frediano (foto Fero Irman)

About The Author

Related posts

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *