A opulência na Roma antiga: Villa dei Quintili

Especialmente se esta é a sua primeira visita à Roma, eu sugiro que você conheça um lugar mágico, e passe um dia ao ar livre admirando as majestosas ruínas de uma antiga residência romana, com uma fascinante vista panorâmica para os campos que rodeiam a cidade eterna. O sítio arqueológico fica entre a Via Appia Antica e Via Appia Nuova.

villa-dei-quintili1
(foto: visiteroma.it)

Visitando Villa dei Quintili, que inspirou muitos artistas famosos, você vai descobrir como viviam os romanos ricos no segundo século d.C.
A Villa original pertencia aos irmãos Quintili, cônsules em 151 d.C. Mas o imperador Cômodo – o Gladiador do filme, aquele que deliciava-se com as lutas de gladiadores – cobiçava a propriedade, e acabou tomando posse dela. Para tirar os proprietários, acusou a família de conspirar contra ele, e os Quintili foram executados.

2_Villa_Quintili_Appia
(foto Amina Iacuzio)

Cômodo gostava de ficar na residência, por causa da tranquilidade e da paz do meio rural, e para aproveitar os benefícios dos banhos termais. A Villa foi ampliada, e virou um palácio imperial. Mesmo em ruínas, esta esplêndida Villa com 52 quartos dá a verdadeira sensação da opulência na Roma antiga.

villa_quintili_appia_1
O frigidarium: a piscina de água fria (foto Amina Iacuzio)

O núcleo mais impressionante do complexo monumental é composto pelas salas para os funcionários e os empregados: uma construção circular, uma série de quartos, e as termas, constituídas por diversas salas:  o “calidarium” (a piscina de água quente) e o “frigidarium” (a piscina de água fria). O complexo mede quatorze metros de altura, tem grandes janelas e mármores policromos.

villa_quintili_appia_3
Um funcionário do sitio que encontramos là, o senhor Aldo, foi super atencioso e simpático! Até me levou nesse veículo que eles utilizam para circular na área. (foto Silvia Tedesco)

O escritor grego Olimpiodoro escreveu que “a vila tinha tudo o que uma cidade média pode ter, inclusive hipódromo, fóruns, fontes e termas.”

As magníficas ruínas estão espalhadas por uma área tão vasta – são 23 hectares – que a partir do final do século XVIII, o lugar foi chamado de “Roma Velha”, pois acreditava-se que elas pertenciam a uma cidade. Villa dei Quintili é propriedade do Estado somente a partir de 1986, e faz parte do Parco Regionale dell’Appia Antica.

villa_quintili_appia_mosaico
Piso em mosaico (foto Amina Iacuzio)

Curiosidade – Na Villa foi feita a filmagem de algumas cenas do filme Para Roma com Amor de Woody Allen (2012).

Dica – É melhor separar os itinerários das catacumbas do itinérario da Villa dei Quintili, pois ficam a 5 km de distância, e têm vias de acesso diferentes.

Informações

Aberto todos os dias. Fecha na segunda-feira.Endereço: Via Appia Nuova, 1092 – Roma
(somente aos sábados e domingos é possível entrar pela Via Appia Antica, às 10:00)
Telefone para reservas +39 06 39967700
Telefone do sítio arqueológico +39 06 7129121
Bilhete: € 6. Inclui entrada para as Termas de Caracalla eo Mausoléu de Cecilia Metella. Prazo de validade: 7 dias.

Como chegar
Pegar o Metrô A até a parada Colli Albani, e depois o ônibus 664.

Horários
Abertura às 9:00h
Os horários da última admissão muda, dependendo da época. Consulte o site

About The Author

Related posts

1 Comment

  1. Pingback: Roma: um passeio pela Via Appia - JanelaItalia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *