O Cemitério Protestante em Roma

Perto da Pirâmide de Céstio em Roma, no charmoso bairro Testaccio, fica um jardim luxuriante, um oásis de paz, frescura e sossego, sobre tudo durante o verão quente e seco que temos em Roma. E’ um lindo pequeno Cemitério, que vale uma visita.

Cemitério_Protestante _Roma

Os moradores da cidade o chamam de Cemitério dos Ingleses, mas o nome oficial é Cemitério Acatólico (não-católico). Lá são tumulados aqueles que não pertencem à religião católica romana. Na origem eram principalmente Protestantes, Ingleses e Alemães, mas agora tem todos os estrangeiros de crença religiosa diferente.

Cemitério_Anjo_Roma
O Anjo da Dor – ou Anjo do Luto – feito em 1895 por William Wetmore Story, escultor americano radicado em Roma, como um monumento à sua falecida esposa Emelyn

No século 18 o bairro de Testaccio era um lugar de prazer e lazer, cheio de tabernas populares, e nos arredores da Pirâmide só tinha campos.

Durante as escavações perto da Pirâmide feitas em 1928, foi descoberto um túmulo de um estudante inglês falecido em 1738, que é considerado o primeiro do cemitério. Naquela época o Estado eclesiástico proibia os enterros dos não batizados em “solo sagrado”, e por isso no século 18 os protestantes começaram a ser enterrados neste gramado.

Cemitério_roma_keats
O túmulo do poeta inglês John Keats (1795-1821), na esquerda

Ademais, o enterro devia acontecer durante a noite, por evitar atos de intolerância religiosa do povo. Ainda em 1810, lê-se nas obras de memorialistas ingleses que os túmulos muitas vezes eram profanados por fanáticos e bêbados, porque aquela era uma das áreas de lazer popular da cidade.

Gramsci_Cemitério_Tumulo_Roma
O túmulo do Antonio Gramsci

Por isso surgiu a necessidade de encerrar e proteger o cemitério, mas o papa Leão XII deu permissão somente em 1824, quando o gramado foi cercado por um fosso. O muro foi erguido por volta de 1870, e logo depois a área do cemitério foi ampliada e enriquecida com uma capelinha.

Cemitério_Roma_3Até 1870 a utilização de cruzes estava proibida por lei, assim como os epitáfios gravados nas lápides explicitando esperança da ressurreição: pela autoridade eclesiástica não existia salvação fora da Igreja Católica.

Em 1870 o lugar foi reconhecido oficialmente como cemitério. Hoje em dia pertence à iniciativa privada e é mantido com recursos de doações.

Entre as personagens ilustres sepultadas no cemitério, estão os poetas ingleses Keats e Shelley, e o filósofo marxista Antônio Gramsci.

Cemitério_Piramide_Roma
Vista pela Pirâmide de Céstio

Endereço:

Via Caio Cestio, 6, 00153 Roma
tel. 06 574 1900

Horário de abertura:

Seg- sábado 9:00 – 17:00 (última entrada às 16:30)
Domingos e feriados 9.00 – 13.00 (última entrada às 12.30)

 

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *