O Museu das artes do continente asiático

Caso você se interesse pela cultura e pela história do Oriente, o Museo Nazionale d’Arte Orientale “Giuseppe Tucci” é imperdível. Está localizado em Roma, muito perto da Basílica de Santa Maria Maggiore, dentro do imponente Palazzo Brancaccio.

1a_ Palazzo_brancaccio,_Roma
(foto Wikipedia)

O Palazzo Brancaccio é o mais recente dos palácios da nobreza romana. Os Brancaccio eram uma família da antiga nobreza napolitana, de que há vestígios desde o século décimo. Para além do título de nobreza, eles não tiveram uma grande riqueza, apesar de ter tido, nos séculos XV e XVI, dois cardeais e um famoso cantor baixo.

1_Brancaccio_Roma

No final do 1800, depois da conquista de Roma e a formação do reino da Itália, uma parte da família se mudou para a capital, tentando a sorte com a nova casa real de Saboia.

4-Buddha_Roma_MNAO
Estátua do Buda meditando (detalhe). China, dinastia Ming, 1368-1644

Dom Salvatore Brancaccio em 1870 casou-se com uma rica americana, Mary Elizabeth Hickson-Field, que entregou para a família um dote de um milhão de dólares. Ela quis uma mansão adequada à sua posição social, e mandou construir no Monte Esquilino o Palazzo Brancaccio, todo decorado pelo pintor Francesco Gai.

Cerâmica_Irã
Cerâmica de revestimento. Irã, século XIX

Hoje em dia uma parte do palácio è utilizada para eventos e casamentos. Outra parte do palácio abriga os grandes acervos do Museu Nacional de Arte Oriental “Giuseppe Tucci”.

Estátua-funerária_China
Estátua funerária. China, Dinastia Han (25-220 dC) ou Três Reinos (220-280 dC)

O museu, inaugurado em 1958, é o mais importante sobre Arte Oriental na Itália. Além das obras da coleção, você pode admirar o repertório material das missões arqueológicas italianas no Irã, Paquistão e Afeganistão. As seções ocupam as 15 salas do museu: Oriente Próximo, Oriente Médio, Civilização Islâmica, Arte de Gandhara, Tibete, Nepal, Índia e Extremo Oriente. A duração da visita é de 1 hora.

cerâmica_Irã_Roma_arqueologia
Grande tigela de Nishapur, no Irã (séculos IX-X)

Museo Nazionale d’Arte Orientale “G. Tucci”
Via Merulana 248
Tel. 06 46974832
Horários
Terça, Quarta, Sexta 9:00 – 14:00
Quinta, Sábado, Domingo 9:00 – 19:00
Fecha na Segunda.
Bilhete: 6 €
Metrô: linha A, estação Vittorio Emanuele; linha B estação Cavour.

 

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *