Dicas para conservar o azeite de oliva

Como devo armazenar o azeite extravirgem?

Em temperatura ambiente, longe de fontes de calor e luz. Um quarto no 21 graus é bom, especialmente se você usar um recipiente escuro ou opaco. Mantenha o azeite no escuro, em um armário, longe de fontes de calor, como fogões.

vasos_barro_azeite_2
(foto frantoiocimafostuni.it)

Posso utilizar qualquer tipo de recipiente?

Coloque o azeite em uma garrafa de vidro escuro ou opaco, ou em uma lata de aço. O vidro escuro impede a penetração da luz, permitindo que o azeite seja preservado. garrafas_azeite

Não guarde-o no plástico, porque o PVC pode ser absorvido pelo azeite. Evite metais como o cobre ou ferro por causa da oxidação, e de reações químicas perigosas. O aço inoxidável é ideal.

Mantenha o azeite em uma garrafa bem fechada com tampa, evitando a entrada de ar. As rolhas de cortiça são boas. Não usar tampões de metal que podem enferrujar.

Posso colocar na geladeira?

Em temperaturas acima de 25 graus, o azeite virgem ou de qualidade inferior pode ser guardado na geladeira, e se torna opaco e denso. Mas volta a ser líquido na temperatura ambiente. Pode manter na temperatura ambiente apenas as pequenas quantidades destinadas ao uso no dia a dia. A geladeira funciona também para os azeites com infusão de ervas, porque impede a formação de bactérias.
Não é recomendado armazenar o extravirgem na geladeira, porque o sabor pode ser alterado. Outros tipos de azeite não têm o mesmo problema.

azeiteras
Azeiteras modernas

Qual é o prazo de validade?

Use azeite de oliva extravirgem dentro de um ano e os azeites de qualidade inferior dentro de alguns meses.
O azeite não melhora com a idade, em vez piora com o passar do tempo. O azeite extravirgem tem uma acidez menor e degrada mais lentamente, pode durar até dois anos.

About The Author

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *