Bagno Vignoni: as fontes termais mais românticas do mundo

No coração da Toscana, perto de Siena, uma vila medieval tem uma praça espetacular: é uma piscina retangular que contém aguas termais quentes.

1BagnoV_GB
Bagno Vignoni: Piazza delle Sorgenti (foto Guido Barbi)

No centro deste vilarejo medieval tem a espectacular Piazza delle Sorgenti, uma piscina retangular do século XVI que contém uma fonte de água termal. A singularidade de ter uma piscina no centro da cidade, onde geralmente há uma praça, a torna um lugar verdadeiramente único.Toscana

E uma água quente e sulfurosa com varias propriedades terapêuticas, gerada por processos do vulcanismo subterrâneos da região. No inverno o vapor quente da praça se transforma em nevoa, tornando-a ainda mais sugestiva.

Bagno Vignoni, um povoado encantador que conta 30 habitantes, é uma comunidade datada de mais de 600 anos. O nome do vilarejo vem de Vignoni, já um famoso castelo do século XI, cujos vestígios ainda se observam na colina em frente.

As águas termais já eram freqüentadas pelos antigos romanos. A proximidade do banho à Via Francigena, o caminho medieval onde passavam os peregrinos cristãos que viajavam a Roma, a tornou um destino famoso.

Bagno Vignoni
Piazza delle Sorgenti (foto Wikipedia)

O município de Siena sempre quis manter sob estrito controle as águas termais da localidade, que pertenciam ao seu território. Na verdade, dois artigos da Constituição da Cidade são dedicados especificamente aos banhos Vignoni, prescrevendo a divisão dos banhos dos homens daqueles das mulheres, com o custo da operação a ser suportados pela metade pelos habitantes e hoteleiros da região e a outra metade pelos habitantes dos castelos da Val d’Orcia.

ParcoMolini_eutoscanaREC
Parco dei Mulini (foto www.eutoscana.it)

A água que sai da piscina segue embaixo da colina, para o Parco Naturale dei Mulini (Parque Natural dos Moinhos). Aqui há quatro moinhos medievais esculpidos na rocha, que na época foram muito importantes para a economia local: as nascentes perenes do Bagno Vignoni garantiam o seu funcionamento mesmo no verão, enquanto os outros moinhos da região estavam parados por causa da seca dos riachos.

E’ interessante visitar o Parco dei Mulini, que foram restaurados recentemente pelo município de San Quirico. As águas se dividem em canais e tanques, e depois caem no rio Orcia com pequenas cachoeiras e piscinas naturais.

Bagno Vignoni fica ao sul do município de San Quirico d’Orcia, cerca de 20 minutos de carro de Pienza e um pouco mais de Montalcino e Montepulciano. Para os apaixonados por tintos, é a região dum dos melhores vinhos da Itália: o clássico  Brunello di Montalcino.  Mas esta é outra história.

albergoleterme_it
Val d’Orcia (foto albergoleterme.it)

Toda a região a sul de Siena, o Val d’Orcia, é também um lugar maravilhoso para visitar. São colinas com pequenas  cidades medievais que ficaram perfeitamente conservadas, permanecendo habitadas até hoje. O Vale foi tombado em 2004 pela Unesco como Patrimônio Mundial da humanidade. Um dos critérios foi o seguinte: a paisagem do Val d’Orcia na antiguidade foi transformado “para refletir perfeitamente os ideais de boa governação e criar imagens esteticamente agradáveis”.

bagno-vignoni_fonte1
Bagno Vignoni no inverno (foto: pienza.smallcountry.it)

Curiosidade

E ‘aqui que o cineasta russo Andrei Tarkovski  fiz a filmagem do filme Nostalgia, que ganhou o Grand Prix 1983 du Cinéma Création no Festival de Cannes.

Nicolahttpow.lyhqCyI
Aguas termais em Bagno Vignoni (foto Nicola Poluzzi)

As águas termais

É proibido tomar banho na piscina central da aldeia, na Piazza delle Sorgenti. Os vários hotéis da região oferecem a possibilidade de tomar banho nas piscinas.

Para quem prefere tomar banho no meio da natureza, há um lugar onde está permitido. Mas cuidado, porque no verão podem estar lotadas. Pergunte informações no Posto para informações turísticas: Pro Loco Bagno Vignoni
Piazza delle Sorgenti 13 – 53027 Bagno Vignoni (SI)
prolocobagnovignoni@inwind.it
tel +39 0577 868975
Aberto em julho, agosto, setembro.
Julho:  quarta-feira, sexta-feira, sábado e domingo  10:30-12:30
Agosto:  todos os dias, exceto quinta-feira , das 10:00 às 13:00 e das 16:00 às 19:00
Setembro: segunda, quarta, sexta, sábado e domingo  das 10:00 às 13.00 e das 15:00 às 18.00

As propriedades das  águas termais

Os banhos nas águas sulfurosas são utilizados em dermatologia para o seu efeito desintoxicante e antiseborroico. Elas têm propriedades esfoliantes, detergentes, cicatrizantes. O conteúdo elevado de enxofre e a temperatura acima dos 45°C ajudam no tratamento do reumatismo e da artrite.

Quando ir

Se desejar fazer passeios nos arredores e banhos nas piscinas abertas, é melhor ir de maio até outubro.

No inverno a paisagem é muito diferente, perfeita para quem prefere uma atmosfera romântica.

Como chegar

A melhor opção é de carro. Bagno Vignoni fica a 50 km de Siena, 120 km de Firenze, 192 km de Roma.

About The Author

Related posts

1 Comment

  1. Pingback: Roteiro para conhecer a Toscana dos vinhos - JanelaItalia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *