As cores do Lago di Braies, nos Alpes Dolomitas

O Lago de Braies é um pequeno lago alpino localizado no Vale de Braies (Bolzano, Trentino Alto Adige), no Parque Natural – Fanes Sennes e Braies.

lago_alpes_dolomitas_1
Que tal um relaxante passeio de barco ou uma excursão e ao longo do caminho que cerca o lago? (foto: fotoST.eu)

É um destino de férias que encanta até os ânimos mais distraídos, pela intensa cor azul de suas águas cristalinas e a paisagem natural que rodeia. O lago, de fato, é cercado por três lados por altos picos dos Alpes Dolomitas, entre os quais a Croda del Becco, ao norte de Cortina d’Ampezzo, e suas cores mudam entre infinitos tons que variam do verde esmeralda ao azul profundo, no verão, ao branco cândido no inverno, quando o lago é coberto por uma camada de gelo e neve.

lago_dolomitas_alpes_2
(foto: michael-moll.com)

Segundo a lenda, o vale do Lago di Braies era habitado por uma população de homens selvagens que guardavam um tesouro de ouro e pedras preciosas nas montanhas ao redor. Dada a abundância de ouro, começaram invasões e razias. Para defender esta preciosa fonte de vida, os selvagens decidiram esconder o ouro nas fontes de água, as mesmas fontes que alimentavam o lago, dando-lhe, assim, a cor esmeralda brilhante que podemos ver ainda hoje.

lago_dolomitas_alpes_neve
(foto: Wikipedia.org)

O lago di Braies é, então, um destino ideal para passar um dia maravilhoso num cenário de tirar o fôlego: no verão, fazendo um relaxante passeio de barco e, no inverno, fazendo excursões ao longo do caminho que cerca o lago.

E depois de uma caminhada neste paraíso, vocês poderão saborear os produtos típicos da região.

O Lagrein Doc e o Santa Maddalena Doc são os dois melhores vinhos da província. Excelentes também o Teroldego Doc e o Marzemino Trentino Doc.

Entre os licores: o Heidelbeerlikör, a base de mirtilo, o Erdbeerlikör, a base de morangos, o Waldfüchte, de frutos do bosque, e o Nusseler, licor de nozes.

embutidos_italia_tirol
(foto: palazzoroccabruna.it)

Outros produtos locais são o mel (de rododendro e tarássaco), o queijo e os vários embutidos fumados, como o delicioso Speck. Os embutidos mais característicos do lugar são o Mortandela (carne de porco e especiarias) e Ciuíga (carne de porco com adição de nabos cozidos e picados). A festa da ciuíga acontece no começo de novembro, em San Lorenzo in Banale.

Para informações sobre hotéis, como chegar e excursões: http://www.braies.org/

About The Author

Related posts

4 Comments

  1. christiane

    Bom dia Viviana!
    Pretendo visitar os Alpes Dolomitas em setembro, qual é a temperatura nessa época?

    Qual a melhor forma de se chegar ao lago di braies a partir de Milão?

    Obrigada

    Reply
    1. Amina Iacuzio

      Oi Christiane, de carro é melhor pois de trem é bastante complicado.
      Tem que pegar um trem Milão – Bolzano , 3h30. En seguida pegar um trem Bolzano –Villabassa, 2h30. https://orari.captaintrain.com/treni/bolzano-bozen/villabassa-braies-niederdorf-prags .
      De Villabassa pegar onibus até Braies, leia aqui http://www.sii.bz.it/en/siitimetablesquery
      No verão, a partir de junho, deve ter um onibus direito de Milão para Villabassa. Ainda é cedo, portanto nao tem informaçoes.
      Ciao!

      PS – Temperatura media em setembro: 6°-18°C

      Reply
  2. Andrea

    Olá boa tarde. Onde posso ver se tem ônibus de Milão para villabassa? De Verona ou Veneza e mais perto?

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *